31.12.11

Este é sem duvida um exerto que dá que pensar... As crianças vêm, logo imitam!

"Uma das muitas hipóteses testadas derivadas desta teoria é a proposição de que as crianças aprendem ao observarem as imagens da televisão bem como observando as ações de pessoas na realidade. É o que os experimentos demonstram. Em muitos destes experimentos, o estímulo televisivo consiste de algumas  formas de comportamento agressivo e a variável dependente acaba sendo”gravada" a partir da agressão que foi imitada. Os sujeitos analisados consistem de crianças dos primeiros períodos escolares. O que ficou claramente demonstrado é que as crianças podem adquirir formas agressivas de comportamento a partir da televisão e exibirão essas formas de comportamento agressivo quando agrupadas em brincadeiras  escolares. Bandura, como Tannenbaum, acredita no rigor científico da verificação de hipóteses para construir sua teoria, a partir da inferência de causa e efeito. Entretanto, diferentemente de Tannenbaum, seu foco central tem sido a aquisição de comportamento. Sua teoria da aprendizagem social é reconhecida como uma das mais refinadas e bem testadas teorias no campo das ciências sociais, tornando-se numa das mais influentes fontes de pesquisa envolvendo televisão e agressividade. Bandura não se limita à questão da aquisição, mas avalia os atributos dos indivíduos, os estímulos observados e como o ambiente facilita ou inibe o desempenho de respostas adquiridas através de observação" (COMSTOCK & LINDSEY, 1975).


PROJETO DE DISSERTAÇÃO (Orientadora: Prof. Doutora Conceição Lopes)
mais sobre mim
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
21
22
23

25
26
27
28
29
30


arquivos
2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
RSS